Gestão de Processos
Por que não nos comunicamos bem?
Embora essa necessidade seja tão antiga quanto a humanidade, hoje se reconhece cada vez mais a importância da comunicação.
Muitas empresas têm dado maior importância para treinamentos nessa área quando desejam capacitar seus colaboradores, além de priorizar os que possuem boa capacidade de se expressar na hora de novas contratações.
No entanto, mesmo com o destaque que têm se dado a essa competência, muitos continuam sentindo grandes dificuldades com a comunicação.
Para te ajudar a se aprimorar, listamos algumas razões comuns para a dificuldade na comunicação – e dicas para lidar com elas.
Falta de empatia
Quando você conversa com alguém ou faz uma apresentação, procura saber com quem – ou para quem – está falando?
Chamamos “empatia” a capacidade de se colocar no lugar de outras pessoas.
Sem essa qualidade, qualquer tipo de comunicação se torna menos efetiva.
Quando nos esforçamos para compreender os outros, encontramos formas mais eficientes de envolver nosso público.
Assim, fica mais fácil mostrar a nossos ouvintes a importância do que queremos dizer.
Por exemplo, um pesquisador de um assunto complexo (como a macroeconomia ou a física teórica), teria que fazer adaptações em seu discurso acadêmico se quiser apresentá-lo a um público leigo.
Monotonia
Segundo o Dicionário Aurélio, “monótono” é algo que “tem um só tom”, ou seja, repetitivo.
Seja em uma palestra ou reunião, em um e-mail ou numa venda, todos se entediam e se distraem com uma fala monótona.
Tome cuidado para não repetir palavras excessivamente.
Quando for preciso enfatizar um assunto ou voltar a um mesmo tema, tome cuidado:
tente encontrar outros exemplos, use palavras diferentes e encontre outros recursos para falar a mesma coisa de novas formas.
Ansiedade
A ansiedade é um elemento cada vez mais presente em nossa sociedade.
Além de prejudicar a qualidade de vida, a ansiedade é a causa de muitas falhas de comunicação.
Talvez a mais comum seja a fala acelerada e sem pausas, que torna mais difícil a compreensão dos ouvintes.
Além disso, em alguns casos, a ansiedade e o nervosismo podem criar uma tensão tão grande que simplesmente impossibilita a fala.
Uma dica simples para se proteger essas situações é fazer pausas para respirar entre uma frase e outra.
Assim, a ansiedade é amenizada e fica mais fácil manter o controle durante sua fala.
Falta de preparo
Às vezes se pensa que basta a coragem e domínio do assunto para “sair falando”.
Embora a determinação seja importante, sempre que for possível devemos planejar com calma tudo o que será dito.
Irá fazer uma venda?
Revise sua proposta mais uma vez antes de visitar o cliente.
Há uma reunião marcada?
Pense bem no que dirá em cada momento de sua fala.
Você conduzirá uma palestra ou treinamento?
Ensaie com antecedência quantas vezes puder.
Falta de vocabulário
Para um pintor, sua variedade de cores em tintas são ferramentas essenciais para expressar em uma tela seus sentimentos.
Para um comunicador, as palavras suprem essa função.
Com um vocabulário enxuto, se torna mais difícil expressar exatamente o que você deseja.
Uma forma simples e divertida de se aprimorar nessa questão é tendo contato com boa literatura.
A literatura brasileira possui trabalhos incríveis que, além de trazerem um enriquecimento cultural, ajudam a construir um vocabulário mais vasto.
Muitos deles, inclusive, podem ser lidos gratuitamente na internet.
Então não há desculpa: faça o download, deixe seu dicionário por perto e boa leitura!
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E você, que técnicas usa para melhorar sua comunicação?
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