O Brasil é um país que já viveu pelo menos 8 trocas de moeda. No mínimo 8 grandes crises. Então o brasileiro, de certa forma, está acostumado. Crise, para Lair Ribeiro, se explica com a seguinte expressão: “O que foi não volta mais e o que virá ainda não chegou.”. Em outras palavras: INCERTEZA.
O empresário já vive em um mundo de incertezas. Com o COVID-19 e a exigência de distanciamento social, a economia praticamente parou.
O consumo praticamente parou.
Sabemos o que deve ser feito do ponto de vista prático: (1) reajustar datas de boletos, (2) evitar gastos desnecessários entre outras medidas práticas. O que quero apresentar neste artigo é uma forma de enfrentar o momento de maneira inteligente.
Um filósofo antigo chamado Epicteto já ensinava que o que importa não são os fatos, mas sim o que pensamos e sentimentos sobre o fato e como reagimos a ele.
Como consultor de empresas e administrador, percebo que as empresas que evoluem ao longo dos anos são aquelas que investem em autoconhecimento de seus profissionais.
O autoconhecimento é resultado de uma incessante busca por compreender os motores que nos levam a ação e reação perante a vida, as pessoas e as circunstâncias.
Você, empresário, que está lendo este artigo, deve, com força de vontade, aproveitar este momento para perceber como você funciona internamente. Quais emoções brotam? Quais medos efetivamente você tem? Quais pensamentos lhe surgem à mente? Quais os impulsos que sua personalidade propõe em tempos de incertezas?
Indo a fundo nesses raciocínios, você poderá chegar a descobrir até suas principais motivações com o negócio.
Este estado de consciência gerado por essas reflexões, lhe permitem enxergar essa crise como uma oportunidade de evolução interior. Lembrando que as pessoas com alto índice de realização na vida são aquelas que tem uma grande noção sobre si mesmo, já dizia Napoleão Hill.
O que fazer, então de prático, enquanto estamos na crise?
O primeiro passo é aceitá-la como algo muito maior do que nós mesmos.
O segundo passo é obter o máximo de autoconhecimento possível.
O terceiro é “arrumar a casa”. Sabe aquela organização que você já gostaria de fazer? Aquela planilha que você já gostaria de elaborar?
Sabe aqueles processos que você gostaria de revisar para dar um novo padrão ao cliente? Sabe aqueles treinamentos que você gostaria de fazer e dar aos seus funcionários? Sabe aquele planejamento de metas que você já sonhou fazer um dia e não tinha mais tempo? Sabe o preço do seu serviço ou produto que você gostaria de reajustar com exatidão? Sabe aquela conversa com aquela pessoa que precisa melhorar em alguns comportamentos? Sabe aquela apresentação comercial que você estava insatisfeito há um tempo? Sabe aquele plano engavetado há uns meses que não conseguia discutir com a equipe?
Posso enumerar dezenas de coisas que você pode fazer na sua empresa em tempos de crise. Todas essas iniciativas farão com que sua empresa esteja evoluída quando a economia iniciar a retomada. E sabemos que agora, mais do que nunca, precisamos ter estrutura para gerar resultados.
Invista em gestão. Essa é minha última dica. Faça cursos, leia livros, aplique novas técnicas. Se você quiser, uma consultoria empresarial pode lhe ajudar com as iniciativas que você não tem muito tempo para colocar em marcha. Um profissional externo enxerga possíveis problemas ou erros que você nem sua equipe conseguem ver.
Uma consultoria empresarial acelerará a estruturação da sua empresa em qualquer tempo. Permitirá “arrumar a casa” mais rápido e também “trocar a roda com o carro andando” em momentos de economia normal.
Todos aqueles pontos elencados podem ser feitos durante a crise. E mesmo depois haverão de ser desenvolvidos com constância e precisão.
Sua empresa precisa.
Uma última sugestão: trabalhe para ter o triplo de seu faturamento guardado em algum lugar. É necessário você estar muito preparado sempre. E não apenas porque estamos em crise.
Alinhar desde a motivação das pessoas até relatórios financeiros até ter a reserva financeira tão sonhada são alguns de seus principais objetivos como gestor.
Fique de olho nos próximos artigos. Vamos falar muito sobre o que você pode desenvolver na sua empresa para mantê-la saudável e próspera.
Até a próxima!