Organizar a empresa: por onde começar?

Organizar a empresa: essa parece ser uma questão importante e em muitos casos a solução para grande parte dos problemas de um negócio, não é mesmo? Sim, é verdade. Porém, é fundamental entender por onde começar para começar a organizar um negócio. Para isso precisamos investigar o que significa organizar. Organizar é uma palavra muito antiga que vem do latim medieval ORGANIZARE, de ORGANUM, “instrumento musical, implemento, órgão do corpo”. Literalmente, “aquele ou aquilo que funciona”. É uma palavra que está relacionada a outro termo do latim: ERGON, que significa “trabalho”. Assim, organizar a empresa, falando de uma maneira prática, significa trabalhar naquilo que é necessário para fazer funcionar um organismo. E nós sabemos que para que um organismo funcione de forma saudável, é preciso que cada órgão do corpo esteja exercendo sua função de forma equilibrada e adequada. Em síntese, organizar a empresa é o mesmo que dizer não deixar “travar” o sistema. Todo gestor, seja de um negócio pequeno, ou de grande proporções deve entender que saber desempenhar este trabalho de organização é uma grande missão enquanto empresário. E, nesse processo, descobre que organizar a empresa de forma inicial é apenas uma parte do caminho. Saber como mantê-la continuamente organizada e funcional é a grande chave da questão e o objetivo que todo administrador precisa alcançar em seu trabalho enquanto gestor.

Organizar a empresa – Organizar a Organização

Para que possamos organizar qualquer coisa, é necessário sistematizar, dividir. Por exemplo, eu, Júlio, sempre trabalho com a seguinte mentalidade junto aos projetos de consultoria que atendemos na Unne: todo problema tem solução. E se um problema for muito grande e complexo? Aí nós precisamos dividir o problema em partes menores e vamos paulatinamente resolvendo a situação em cada parte. Simples assim. Assim, é necessário em primeiro lugar organizar a própria visão que temos da estrutura de uma empresa. Para que possamos facilitar a compreensão é importante entendermos que todo organismo, em nosso caso, as empresas, funcionam através de estruturas de apoio, que são as chamadas ÁREAS dentro da corporação. Desta maneira, cada ÁREA é formada por um conjunto de FUNÇÕES. E Cada função possui uma lista de ATIVIDADES que lhes são próprias e que desta forma, mantêm a vida, ou, o funcionamento da empresa. Toda empresa tem diversas áreas, mesmo que seja um profissional liberal, que tem um negócio próprio constituído e exercido por somente uma só pessoa. Dependendo do grau de complexidade, a empresa pode ter muitas áreas. De todo modo, de acordo à metodologia que adotamos na Unne e através do estudo e experiência da nossa prática, garanto a você que toda empresa tem, no mínimo, três grandes áreas: A Área Comercial, A Área Financeira e a Área de Produção. De maneira breve, vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

ÁREA COMERCIAL

A área comercial da empresa é responsável pela conquista de novos clientes. Compreende os profissionais, funções e tarefas relacionadas à aquisição de novos projetos, negócios ou vendas, que por conseguinte são responsáveis pela entrada de recursos financeiros na empresa. Os principais erros ou desafios que se encontram nesta área são:
  • Falta de registro em relação aos contatos realizados;
  • Não anotou os contatos que precisava fazer (follow up)
  • Descontos sem autorização
  • Inflexibilidade de preço em situações que poderiam haver alterações
  • Argumentações equivocadas
 

ÁREA FINANCEIRA

A área financeira é responsável por gerenciar os recursos financeiros. Nenhuma empresa consegue se manter se não desenvolve uma estrutura ou organização capaz de gerir, prever e administrar o uso que se faz dos recursos “obtidos” através de um processo comercial. Os principais erros ou desafios que se encontram nesta área são:
  • Não registrar os valores que entram e saem
  • Iniciar a semana sem uma previsão de receitas e despesas
  • Não analisar mensalmente o relatório de receitas e despesas
 

ÁREA DE PRODUÇÃO

E a área de produção é responsável por entregar o que o cliente comprou. É a mão na massa. É a área que se relaciona com o core da empresa, aquilo que a empresa faz em seu negócio próprio, seja lá o que for. Os principais erros ou desafios que se encontram nesta área são:
  • Não registrar as demandas adequadamente
  • Registrar as demandas, mas não anotar as datas de retorno
  • Não ter relatórios de produção
  • Não fazer avaliação da qualidade
  • Não otimizar/automatizar processos
Assim, recomendamos que você faça esse exercício com seu negócio. Ao enxergar a empresa é importante identificar em primeiro lugar qual área está trazendo mais “dores de cabeça” no momento. Encontrando a área, é necessário saber qual função está deixando a desejar. Em muitos casos, uma boa conversa com a pessoa responsável pela função, ou uma investigação da sua rotina de trabalho já resolve a situação. Em outros casos, somente o fato de fazermos essa organização mental, dividindo a empresa em áreas, funções e tarefas já dão conta do problema, pois muitas vezes o problema reside em enxergar o processo com mais clareza. É um trabalho exigente, mas garanto a você: profundamente recompensador!

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